Quem é Antonio Hamilton Martins Mourão

O General Mourão como é conhecido tem o posto de general de exército, o cargo mais alto que um militar pode alcançar no Exército Brasileiro em tempos de paz. É filho do também General de Divisão Antonio Hamilton Mourão e Wanda Coronel Martins Mourão. O militar que foi promovido pela Presidente Dilma Rousseff ao atual posto em 31 de Março de 2014 ocupa atualmente o cargo de diretor de economia e finanças do Exército Brasileiro. Em 31 de Março de 2018 Hamilton Mourão completa quatro anos no posto de general de exército e por força de lei deve ser transferido para a reserva remunerada.

Ingressou no Exército em 1.º de fevereiro de 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas – SP. Em 1972, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sediada em Resende – RJ onde, em 12 de dezembro de 1975, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia.

Em seguida obteve Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, Além dos Cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre.

Durante sua vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola – UNAVEM III e foi Adido Militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí – RS, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira – AM e a 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre – RS.

Anúncios